(24) 2247-4666
(24) 98838-0873
escolafame@hotmail.com

Cursos

Educação Física

    A Educação Física é a área do conhecimento que trabalha com o corpo e o movimento como parte da cultura humana. Ao movimentarem-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.

 

    Na Favo de Mel, a Educação Física Escolar se apoia na ideia de que quanto maior e mais variado for o repertório de atividades realizadas, mais vasto será o acervo motor da criança, sendo assim, o esporte não é priorizado como único conteúdo das aulas, que também são compostas por atividades rítmicas, jogos, lutas, entre outras. Ainda seguindo a perspectiva de variar o máximo possível as atividades realizadas, a escola desenvolveu um espaço destinado à aventura, proporcionando aos alunos desfrutarem de atividades como tirolesa, muro de escaladas, ponte do rio que cai e percursos de arvorismo. 

 

 

Arte

      A  Arte, é por excelência, uma necessidade de expressão e de comunicação entre os indivíduos.

     Em nossas aulas promovemos diversas possibilidades artísticas com o intuito de desenvolver e aprimorar ainda mais a percepção, a imaginação, a criatividade, a sensibilidade e o potencial já existente em nossos alunos.

     Valorizamos a modalidade do teatro nas aulas, como uma das fontes para o aluno desenvolver seu senso crítico, acolher e ordenar opiniões, praticar a convivência democrática, respeitando as diferenças.

     Através de técnicas, instrumentos e recursos  desenvolvemos as habilidades e as inteligências múltiplas, valorizando a autonomia e a autoestima, convergindo para um melhor conhecimento e equilíbrio das emoções.

 

 

Educação Bilíngue

   O aluno é bilíngue quando é letrado em dois idiomas. É mais do que simplesmente saber ler textos em outra língua. Esta criança sabe interagir de uma forma geral, lendo, escrevendo, falando e ouvindo em inglês. Com isso, tem acesso a diferentes literaturas, tradições, ideias, modos de agir e pensar.

 

    Sabemos que no mundo de hoje, onde tudo é rápido e onde temos que lidar com várias coisas ao mesmo tempo, a habilidade multitarefa é muito importante. O bilinguismo desenvolve nos alunos esta habilidade.

 

    A escola trabalha com essa proposta do Maternal II ao 5º ano do Ensino Fundamental, por acreditar que o bilinguismo não é somente um complemento, e sim fator essencial de uma educação voltada para o futuro.

 

 

Música

    As crianças já vêm ao mundo embaladas por canções de ninar. A passagem para as cantigas de roda é um pulo. Começam na Educação Infantil cantando desafinadas e vão se envolvendo com o trabalho da musicalização. A música tem a possibilidade de exercer o poder de provocar emoções e sensações de bem estar psíquico. É necessário desenvolver a escuta musical, identificando semelhanças e diferenças entre gêneros musicais e ritmos, ampliando as escolhas e trabalhando todos os tipos de música (desde aquelas encontradas no rico acervo brasileiro até aquelas do folclore e as músicas clássicas.

 

     O exercício da música pelas crianças desde a mais tenra idade (pesquisas recentes confirmam que dos 3 aos 6 anos é a hora certa de encher esses ouvidos de harmonia) através da musicalização favorece o equilíbrio, o desenvolvimento da expressão, das coordenações sensório-motoras, da auto-estima, do auto-conhecimento, da educação do senso rítmico, a integração social, a acuidade auditiva, dentre outras.

 

     A partir do 2º ano do ensino fundamental iniciamos o aprendizado da teoria musical e da flauta doce.

     A musicalização é um trabalho sério, simples e objetivo, que vai direto ao centro da questão: o som.    

 

 

Laboratório de Ciências

    É estudando e compreendendo a Ciência que os alunos começam a fazer relações entre as coisas, a conhecer determinados fenômenos, enfim, começam a pensar que o mundo em que vivem pode ser compreensível. Ao ir se familiarizando com a Ciência começa-se, aos poucos, a se tomar conhecimento de algo muitas vezes não imaginado: métodos de pesquisa, causas de determinados fenômenos na natureza e descobertas que farão o mundo parecer muito mais atraente. Isso tudo gera grande motivação e alegria nas crianças em aprender cada vez mais.

 

  As atividades experimentais, em sala de aula ou em laboratórios, têm sido consideradas como essenciais para a aprendizagem científica.